Regulamento

Regulamento do Campeonato Skate Cross

INTRODUÇÃO / DEFINIÇÃO

É com prazer que lhe apresento o Regulamento do Campeonato Sul-Americano de Skate Cross, Edição 2025.

Esta edição será realizada em Florianópolis, Estado de Santa Catarina, Brasil, nos dias 17 e 18 de maio de 2025 na pista Trinda Times. O Campeonato Sul-Americano de Skate Cross 2025 será realizado simultaneamente com o Campeonato Brasileiro de Skate Cross 2025, que para fins desse regulamento identificaremos apenas como CAMPEONATO.Todas as informações oficiais deste Campeonato serão publicadas na página oficial na internet no endereço www.skatecross.com.br

ATLETAS INTERNACIONAIS

Categorias

As categorias para o Campeonato serão as seguintes:
● Patinadores Júnior terão entre 15 (incluído) e 18 (incluído) anos no ano da competição
● Patinadores Sênior terão pelo menos 19 anos no ano da competição.

A idade dos patinadores refere-se cálculo baseado apenas no ano de nascimento e no ano da competição.

A organização e os juízes têm permissão para decidir no dia da competição mudar as categorias e separar as categorias Júnior das Sênior ou fazer uma única categoria incluindo Júnior e Sênior.

O ranking final mostrará os resultados das categorias Sênior e Júnior.

Competidores menores de 18 anos só têm permissão para começar com a permissão escrita de seus pais ou representante legal. Esta regra pode ser adaptada de acordo com a legislação do país anfitrião.

Isenção de Responsabilidade

Nenhum competidor tem permissão para iniciar sem ter produzido uma isenção de responsabilidade assinada. Ao assinar a isenção de responsabilidade, o competidor confirma que ele:

Inspecionou a pista por fora.

Participa por seus próprios riscos.

Possui um seguro de acidentes privado e válido.

Aceita as regras oficiais da competição.

Deveres dos Competidores
Os competidores são obrigados a se familiarizar com as regras apropriadas do SX e devem cumprir as instruções adicionais do Chefe de Arbitragem do Campeonato. Todos os competidores regularmente inscritos estão sujeitos ao presente regulamento.

Competidores que não comparecem às cerimônias de premiação sem justificativa aceita pelo Chefe de Arbitragem perdem o direito a qualquer prêmio, incluindo dinheiro do prêmio. Outro membro de sua equipe pode representar o competidor, em circunstâncias excepcionais, mas essa pessoa não tem o direito de ocupar seu lugar no pódio.

Competidores devem se comportar de maneira correta e esportiva em relação aos membros da Organização, juízes, voluntários, oficiais e o público.

Os juízes e o Diretor de Prova do Campeonato podem desqualificar qualquer competidor a qualquer momento se o competidor mostrar uma atitude inaceitável dentro ou fora da pista em relação a outro competidor, membro da organização, membro da mídia, espectador ou qualquer pessoa relacionada ou não à competição.

Seguro do Competidor

Todos os competidores que participam do Campeonato devem possuir seguro de acidentes, em quantias suficientes para cobrir acidentes, transporte e custos de resgate, incluindo riscos de corrida. Os competidores devem mostrar prova da respectiva cobertura de seguro um dia antes da competição, ou na mesa de registro ou a qualquer momento a pedido do representante da Organização ou de qualquer Juiz. O organizador ou o Chefe de Arbitragem pode solicitar a licença da confederação nacional.

Patrocínio e Publicidade

A publicidade em todas as peças de equipamento é permitida desde que não altere de forma alguma a legibilidade do número do bib/colete de prova e não mascare o logotipo dos patrocinadores do evento, nem modifique o colete de prova. O Grupo de Trabalho tem o direito de banir os parceiros de competidores que não sejam adequados para esportes (por exemplo, drogas) sem aviso prévio. A publicidade para tabaco, drogas (narcóticos) e outros produtos análogos é proibida.

Inscrições

Todas as inscrições devem ser realizadas de forma individual por meio do site oficial www.skatecross.com.br/registro

Atletas brasileiros devem realizar a inscrição da forma paga pela plataforma LETS indicada no site oficial.

Atletas não brasileiros devem realizar a inscrição pela plataforma LETS indicada no site oficial e realizar o pagamento pessoalmente no momento do check-in da prova no dia 16/05/2025.

Prazo para inscrições: 15/05/2025, até 23:59 (Brasília)

Valor das Inscrições:
R$ 150,00 (somente atletas brasileiros em CAMPEONATO BRASILEIRO)
USD 40.00 para todos atletas em Campeonato Sul-americano

REGRAS TÉCNICAS

Regras Gerais da Competição
O Campeonato Sul-Americano de Skate Cross e Campeonato Brasileiro de Skate Cross ocorrerão simultaneamente conforme o seguinte cronograma

Dia 16/05 – Chegada dos patinadores & Reunião Técnica – manhã

Se a pista estiver pronta e utilizável, os patinadores podem ser autorizados a descobrir e testar a pista.

Dia 17/05 – Treino & Contrarrelógios – tarde

Pista aberta
Descoberta da pista
Treinos
Briefing dos Atletas
Contrarrelógios

Dia 18/05 – Dia das Finais

Treino Aberto apenas para patinadores qualificados
Briefing dos Atletas
Oitavas de Final Femininas
Oitavas de Final Masculinas
Quartas de Final Femininas
Quartas de Final Masculinas
Semifinais Femininas
Semifinais Masculinas
Final Feminina
Final Masculina

Em certas circunstâncias, o Campeonato pode ser compactado em 1 único dia, incluindo sessões de treino, contrarrelógios e finais. Nesse caso, o formato da corrida pode ser alterado e/ou adaptado.

Procedimento de Inspeção da Pista

A inspeção da pista pelos competidores ocorre após a inspeção pela comissão do Campeonato e dos juízes ter sido concluída e após a pista estar oficialmente aberta. Durante os treinos, os patinadores podem parar e trabalhar como patinar em algumas rampas específicas. Nesse caso, eles devem ser muito cuidadosos e nunca ficar parados e patinar na direção contrária no meio da pista.

Procedimento de Contrarrelógios SX

Corridas cronometradas são usadas para qualificar os competidores para as finais (baterias eliminatórias).

Para os contrarrelógios femininos e masculinos, a ordem de largada da 1ª corrida será determinada por sorteio. Para a 2ª corrida, a ordem será determinada pela posição reversa do atleta na primeira corrida (melhor tempo larga por último).

Intervalos de largada
Durante as corridas de contrarrelógios, haverá um procedimento de largada automática para cada piloto:

O Locutor pedirá ao patinador que se prepare.

O juiz pode iniciar o procedimento e o computador dará o comando apropriado:

“EM SUAS MARCAS”

intervalo de alguns segundos

“PRONTO”

Após o pronto, o patinador é livre para iniciar sua corrida dentro de 5 segundos. Se o tempo entre o PRONTO e o início do patinador for maior que 5 segundos. Uma largada falsa será dada.
Se o patinador começar antes do PRONTO, uma largada falsa será dada.
Duas largadas falsas consecutivas levarão à desqualificação do patinador para a corrida em questão.

Durante os contrarrelógios, os patinadores vão individualmente na pista e não têm permissão para segurar qualquer parte da pista (como cercas ou cones, etc.) com as mãos para ganhar velocidade, exceto quando um patinador tem dificuldade para alcançar o topo de uma rampa. Usar atalhos proibidos ou em situações especiais claramente anunciadas pelos juízes durante o briefing dos atletas levará à desqualificação do patinador para esta corrida.

Os patinadores terminam a corrida quando a primeira parte do patins que estiver com pelo menos uma roda no chão cruzar a linha de chegada. O patinador que saltar sobre a linha de chegada ou propositalmente passar sobre a linha de chegada de forma não convencional, ou seja, frente do corpo em direção ao movimento, será desqualificado da corrida. Não será permitido passar saltando, patinando de costas ou realizando acrobacias similares.

Se um competidor atravessar a linha de chegada caindo, os juízes de chegada avaliarão a ocorrência e se for identificado ação proposital do atleta podem não contar a corrida e desqualificar o patinador para esta corrida.

Contrarrelógios de duas corridas: todos os competidores têm duas corridas cronometradas. O melhor tempo dessas duas corridas determina a classificação (a ordem de largada é organizada da seguinte forma:
a. 1ª corrida contrarrelógio a ordem de largada é determinada por sorteio.
b. 2ª corrida contrarrelógio a ordem de largada ocorre na ordem inversa dos resultados da 1ª corrida.
Um competidor que não começar (DNS), não terminar (DNF) ou for desqualificado (SDQ ou DQ) nos contrarrelógios da 1ª corrida ainda pode participar no contrarrelógio da 2ª corrida. Os melhores pilotos avançam para as finais, conforme o número de vagas nas baterias.

BATERIAS E NÚMERO DE ATLETAS.
As baterias serão compostas por no mínimo 3 atletas e no máximo 4 atletas, obedecendo a sequência de preenchimento da formação de baterias. A baterias devem sempre ser preenchidas em pares iguais.
Do número total de atletas inscritos para a competição, podem avançar para as finais (1º Round) entre 24 e 32 patinadores. Em caso de menos atletas inscritos, o campeonato começa nas quartas de final e o número de patinadores será entre 12 e 16. O número de patinadores nas finais sempre será menor que o número de inscritos e participantes do contrarrelógio.

DEFINIÇÃO DE BATERIAS:
Entre 13 e 24 Atletas inscritos: 4 baterias (quartas de final)
Número de atletas possíveis nas baterias: 12, 14 ou 16

BATERIAS E NÚMERO DE ATLETAS:

12 atletas: 4 baterias de 3 atletas
14 atletas: 2 baterias de 4 atletas / 2 baterias de 3 atletas
16 atletas: 4 baterias de 4 atletas

Acima de 25 Atletas inscritos: 8 baterias (1º Round)
Número de atletas possíveis nas baterias: 24, 26, 28, 30 ou 32.

BATERIAS E NÚMERO DE ATLETAS:
24 Atletas: 8 baterias de 3 atletas
26 Atletas: 2 baterias de 4 atletas / 6 baterias de 3 atletas
28 Atletas: 4 baterias de 4 atletas / 4 baterias de 3 atletas
30 Atletas: 6 baterias de 4 atletas / 2 baterias de 3 atletas
32 Atletas: 8 baterias de 4 atletas

Se um patinador for DQ em sua(s) corrida(s) contrarrelógio não poderá participar das finais por grupos.
Somente participam das baterias de eliminação os atletas classificados por tempo até preencher todas as baterias.
Se um competidor não for capaz de percorrer a pista com segurança e a uma certa velocidade, os Juízes podem proibir o atleta de iniciar.
Se os contrarrelógios forem cancelados, a matriz para as baterias será preenchida com base no sorteio da ordem de largada.

FINAIS
As finais devem ser disputadas em um formato de eliminação única.
Os resultados dos contrarrelógios determinam os grupos para as finais da seguinte forma:

A ordem para escolher os portões de largada é: Camisa vermelha sempre escolhe 1ª Seguido por Amarelo Seguido por Verde. Camiseta Azul se posicionará último portão disponível.
Em circunstâncias particulares, o programa pode ser encurtado. Nesse caso, uma matriz diferente será apresentada aos competidores.
Os resultados dos contrarrelógios determinam os emparelhamentos para as baterias.

Procedimento da Corrida Baterias Eliminatórias
Em todas as corridas das baterias, a escolha do portão de largada para cada grupo é baseada no ranking dos contrarrelógios. O competidor mais bem classificado na lista de contrarrelógios escolhe um portão primeiro, seguido pelo segundo competidor mais bem classificado, e assim por diante. O babador colorido sempre será dado da seguinte forma na primeira rodada: O melhor patinador classificado dos contrarrelógios está em VERMELHO, o 2º em AMARELO, o 3º em VERDE e o 4º em AZUL.
Após a 1ª rodada das finais, os babadores coloridos podem mudar de acordo com os resultados da rodada anterior.

Comando de largada:
Durante as baterias, será realizado o seguinte procedimento de largada:

  1. O Locutor pedirá ao patinador que se prepare.
  2. O juiz pode iniciar o procedimento e o computador dará o comando apropriado:
    1. “EM SUAS MARCAS” – 3 segundos para o patinador se posicionar
    2. “PRONTO” – o patinador está posicionado e não pode se mover após a palavra pronto
    3. BIP DE LARGADA aleatório entre 1seg e 3 seg após o pronto

Partir antes do BIP de Largada, movendo-se entre o comando « pronto » e o « bip » levará a uma largada falsa. Apenas uma largada falsa para um patinador será permitida. 2ª largada falsa para o mesmo patinador na mesma rodada levará à desqualificação do patinador.
No caso de os portões de largada dos eventos estarem equipados com portas de largada automáticas, a largada falsa será dada apenas se o patinador forçar a abertura da porta. Nesse caso, a 1ª largada falsa levará à desqualificação do patinador.
Na linha de chegada: Para todas as competições SX, a primeira roda que tocar o chão e cruzar a linha de chegada determina o vencedor do grupo.
Jogar o corpo pela linha de chegada é proibido e levará a desqualificações ou perda de lugar dentro do grupo. Os dois primeiros competidores a cruzar a linha de chegada avançam para a próxima rodada. Mesmo um resultado óbvio deve ser confirmado pelos juízes após a verificação de vídeo que nenhuma penalidade foi dada a um dos 2 primeiros patinadores.

CLASSIFICAÇÃO FINAL

Os competidores de 1 a 4 são classificados de acordo com seu lugar de chegada na final e eventual decisão dos juízes.
Todos os outros competidores são classificados de acordo com a rodada em que foram eliminados (por exemplo, semifinais), sua posição em seu respectivo grupo (3º ou 4º) e sua classificação na lista de contrarrelógios entre aqueles que foram eliminados na mesma rodada. Por exemplo, ambos os competidores eliminados nas semifinais terminando em 3º serão classificados em 5º e 6º, de acordo com sua classificação nos contrarrelógios. Ambos os patinadores terminando em 4º serão classificados em 7º e 8º de acordo com sua classificação nos contrarrelógios.
Todos os competidores eliminados nas quartas de final terminando em 3º serão classificados de 9 a 12, de acordo com sua classificação nos contrarrelógios, e assim por diante. Em seguida, todos os competidores eliminados nas quartas de final terminando em 4º serão classificados de 13 a 16, de acordo com sua classificação nos contrarrelógios, e assim por diante.
Esta regra deve ser aplicada em todas as etapas da competição.
Nas finais (formato de eliminação), os competidores que não completarem uma rodada serão classificados da seguinte forma: DNF (não terminou) será classificado mais alto, seguido por SDQ (desqualificação esportiva) e DQ (contato intencional).
Em caso de um juiz ter que classificar mais de um patinador em situação de DQ, SDQ, DNF ou DNS, ele seguirá esta ordem para classificá-los. DNF será classificado após patinadores que completaram a corrida e antes de DQ, SDQ ou DNS. DQ será classificado após DNF e antes de SDQ ou DNS. SDQ será classificado após DNF ou DQ e antes de DNS.
DNS será classificado após DNF, DQ ou SDQ.
Todos os competidores que não se qualificarem para as finais serão classificados de acordo com sua posição nos contrarrelógios.
As seguintes regras podem ser aplicadas em circunstâncias especiais.
Caso uma competição seja cancelada em parte, os resultados da última rodada completa (incluindo contrarrelógios, rodada de 64, rodada de 32, quartas de final e semifinais) serão considerados os resultados finais dessa competição. Se a competição for cancelada antes do início das finais, os pontos serão atribuídos de acordo com os resultados da lista de contrarrelógios. O dinheiro do prêmio só será pago se as finais forem concluídas.

3.6.1: DNS vs Lucky looser
Um competidor que não iniciar na primeira rodada das baterias em que estava programado para iniciar será automaticamente substituído pelo melhor competidor disponível que não se qualificou (o lucky looser).
Na primeira rodada, se um competidor não iniciar, ele será substituído pelo competidor mais bem classificado até esse ponto. Isso significa que o próximo competidor classificado após os patinadores qualificados nos contrarrelógios estará de volta à competição. (exemplo: 17º, 33º, 65º…) O competidor que DNS assumirá o lugar de classificação de seu substituto.

Briefing dos Atletas
É obrigatório que todos os competidores participem do briefing dos atletas. O horário e o local serão anunciados no local em tempo hábil. Apenas competidores são permitidos no briefing dos atletas (sem treinadores, amigos, familiares, etc…). Um competidor que não comparecer ao briefing dos atletas pode ser desqualificado

Inspeção da Pista e Treinamento
É responsabilidade de cada competidor inspecionar a pista antes de patinar na pista e suas rampas. Um tempo de treino será dado para permitir que os patinadores aprendam como podem patinar nas rampas da melhor maneira. Se um patinador perder o tempo de treino, é sua responsabilidade começar sem conhecer a pista.
Os Juízes e os oficiais do Campeonato podem desqualificar qualquer competidor a qualquer momento se o competidor mostrar uma atitude inaceitável na pista ou demonstrar habilidades insuficientes de patinação que possam criar uma situação insegura para ele e/ou outros patinadores.

Juízes
A equipe de juízes é composta pelo Chefe de Arbitragem e juízes de corrida. A equipe de juízes será responsável por todas as revisões de regras, mudanças de percurso e decisões sobre autorizações médicas. Todas as decisões da equipe de juízes são finais e sem recurso.
Além dos membros acima da equipe de juízes, os seguintes membros associados da equipe de juízes podem ser solicitados:

  • Um representante dos atletas pode ser solicitado em circunstâncias particulares. Ele não tem direito a voto.
  • O controlador de vídeo será um consultor do diretor esportivo e não tem direito a voto.
  • O árbitro de largada é responsável por organizar e supervisionar a largada e pela observância de todas as regras relacionadas a falsas largadas, comunicação com a equipe de juízes, verificação de equipamentos, etc…
  • 2 a 8 juízes de corrida (dependendo do comprimento do percurso) supervisionam a pista do início ao fim.
  • O árbitro de chegada é responsável por organizar e supervisionar a área de chegada (incluindo a linha de chegada).

Em certas circunstâncias, a equipe de juízes tem o direito de adicionar, ajustar ou mudar uma regra a qualquer momento durante a temporada.

Representante dos Atletas
Um representante dos atletas será nomeado como um elo entre atletas e comitê julgador. Uma votação será organizada entre patinadores para definir quem será o representante dos atletas.

Responsabilidades do Representante dos Atletas
O Representante dos Atletas deve ser um elo entre o Campeonato, a Equipe de Juízes de um lado e os atletas do outro lado. Ele fará o possível para comunicar os pedidos gerais dos atletas durante o Campeonato. Além disso, a Direção de Prova pode convidá-lo a participar de algumas discussões durante e entre os eventos sobre regras, sanções ou quaisquer pontos que a equipe de juízes decida.

Cronometragem
Para os contrarrelógios, o impulso de largada será dado pelo portão de largada e o impulso de chegada por células fotoelétricas (feixe de luz). A precisão mínima para o resultado final para cada corrida do competidor é então expressa até um centésimo de segundo.
Para as etapas finais, nenhum cronômetro é necessário. A ordem de chegada determinará a classificação do grupo. Um photo/movie finish será necessário.

Contato / Desqualificação, Critérios de Julgamento
Contato ou interferência por meio de segurar, empurrar, bater e obstruir propositalmente resultando no retardamento, queda ou desvio de curso de um competidor levará à desqualificação automática. Contato casual inevitável pode ser aceitável (por exemplo, 2 patinadores podem estar ombro a ombro enquanto ganham velocidade ou dentro de uma curva. Ou 1 patinador mais rápido atrás de outro pode colocar sua mão nas costas do outro patinador, os juízes verificarão
se o patinador empurrou ou fez um contato forte que o desqualificaria. Em oposição, se o patinador mais rápido mostrar um braço dobrado tentando absorver um contato… os juízes podem não desqualificar o patinador. Recorridas devido a contato intencional não são permitidas. Um competidor que é desqualificado por causa de contato intencional será automaticamente classificado em último na respectiva rodada (DNS excluído). Todas as infrações de contato serão sancionadas a critério do comitê julgador (Juri).
Se um competidor for perturbado por um contato com outro patinador que é DQ por causa desse contato, ganhará um lugar no final do grupo se o patinador DQ terminar à sua frente. Então, se ele terminar em 3º atrás do patinador DQ, ele se tornará segundo e estará qualificado. Se ele terminar em 4º, ele se tornará 3º e não estará qualificado.

Regra de Prioridade
Em curvas fechadas ou curvas em cotovelo, uma regra de prioridade será aplicada para julgar os contatos durante cada curva. O patinador que está à frente dos outros e que toma a trajetória primeiro, terá prioridade sobre os patinadores seguintes. Se um patinador vier de trás, cortando a trajetória do patinador à sua frente, causando um contato com o patinador à sua frente, e o efeito é que o primeiro patinador é empurrado para fora da trajetória ou cai, o patinador que vem de trás será desqualificado. A regra de prioridade não se aplica se ambos os patinadores estiverem no mesmo nível antes da curva, ou se o corpo inteiro e os patins não estiverem claramente à frente dos outros patinadores. O juiz chefe decidirá desqualificar ou não um patinador, de acordo com os materiais de vídeo que serão fornecidos pelos controladores de vídeo.

Se, por algum motivo, um atleta não começar (DNS) no portão de largada, ele será desqualificado. Sua classificação será determinada conforme descrito na seção 2.1.3

Violações de Regras
Todas as violações contra uma regra podem ser seguidas por:

  • Última escolha de portão de largada
  • Dedução do dinheiro do prêmio
  • Perda/dedução de pontos
  • Suspensão
  • Perda de rank para a competição / desclassificado para a competição

A decisão pode ser emitida a qualquer momento a critério do comitê julgador

Largada Falsa
2 largadas falsas consecutivas são consideradas como uma desqualificação. Após cada corrida (qualificação ou finais) a largada falsa que um patinador fez em uma corrida anterior será esquecida.

Qualificação/Contrarrelógios:

  • Partir antes do comando: « pronto » é uma largada falsa
  • Partir mais de 5 segundos após o comando « pronto » é uma largada falsa

Finais:

  • mover-se após o comando: « pronto » e antes do « bip » é uma largada falsa;
  • fazer contato com o portão de largada antes do bip é uma largada falsa;
  • as regras de largada para largada falsa serão aplicadas como uma corrida individual para cada patinador

As mesmas regras se aplicam à competição por equipes. Se um ou mais competidores de uma equipe forem desqualificados, a equipe inteira será desqualificada.
Em todas as corridas, 2 largadas falsas consecutivas para o mesmo patinador serão consideradas uma desqualificação.

Protesto / controle de vídeo
A organização deve fornecer controle de vídeo ao longo de toda a pista para julgar todos os contatos durante a corrida. Assim que um juiz observar um contato entre dois patinadores ou uma queda próxima a um contato, ele automaticamente verificará o vídeo e decidirá se há uma penalidade a ser aplicada.

Não serão permitidas reclamações, pois todos os contatos ou quedas serão verificados pelos juízes. Um patinador tem o direito de informar o que aconteceu e perguntar se o juiz verificou essa situação específica. O competidor deve permanecer educado e comportar-se de maneira apropriada ao fazer o pedido e ao receber a decisão do juiz principal.

O controle de vídeo será usado para todas as corridas de SX, se possível. As funções do controlador de vídeo são verificar a passagem dos competidores pela pista. As decisões finais feitas pelos juízes usando os vídeos são restritas a desqualificações e sanções. Imagens da corrida inteira ou qualquer sequência específica usada para julgamento não serão fornecidas ou compartilhadas com os competidores. Além disso, vídeos de treinadores, familiares, amigos, entre outros não serão considerados, a menos que um juiz tenha solicitado especificamente.

Equipamento
Um competidor só pode participar de uma corrida de SX com equipamento que esteja de acordo com as seguintes regulamentações. O competidor é responsável pelo equipamento que utiliza (patins, capacetes, joelheiras, luvas, protetores de pulso, etc.). É seu dever garantir que o equipamento utilizado esteja de acordo com as especificações de SX, os requisitos gerais de segurança e em condições de funcionamento.

O equipamento de um competidor deve consistir de patins, capacete, joelheiras, cotoveleiras, luvas, protetores de pulso para patins, protetores de quadril, protetores de canela e protetor de costas. As organizações, de acordo com o perfil da corrida e tamanhos de rampas, podem decidir selecionar alguns desses protetores e torná-los facultativos. Em contrapartida, a organização pode decidir aumentar os protetores obrigatórios e especificidades. Essa informação deve ser dada aos competidores registrados pelo menos 1 semana antes da competição. A organização pode fazer anúncios pessoais por email ou atualizar o site da competição.

Patins
Todos os tipos de botas de patinação são permitidos. Não são permitidos patins com pontas afiadas ou qualquer outra característica que possa prejudicar outros competidores.
O equipamento de proteção completo é obrigatório sempre que entrar na pista, incluindo:

Capacete
É proibido andar na pista sem capacete. Um competidor que perder o capacete a qualquer momento na pista deve parar, recolocar o capacete e afivelar adequadamente a tira do queixo antes de continuar a patinar pela pista. Um competidor que andar pela pista sem capacete será desqualificado (classificado como último no resultado final da corrida), não receberá pontos e não terá direito a prêmios em dinheiro para essa competição. O comitê de juízes (Juri) decidirá sobre sua participação na próxima competição.
Na pista, todos os competidores devem usar capacete o tempo todo.
São permitidos capacetes de MotoX ou de bicicleta downhill CPSC.
A tira do queixo deve estar devidamente afivelada.
Também são permitidos capacetes de hóquei aprovados.
Também são permitidos capacetes agressivos de patins inline aprovados.
Também são permitidos capacetes de downhill de patins inline aprovados.

Proteção para os cotovelos / joelheiras
Luvas / Protetores de pulso para patins
Uso de luvas (tipo “munhequeiras”) é obrigatório. As luvas devem ser cobertas por protetores (pele exposta não é permitida e deve ser coberta pelo menos) na parte superior das mãos e pulso. A palma da luva não deve ser removida para permitir o uso de mãos desprotegidas.
Além disso, é recomendado usar:
● Proteção para ombros, peito e um escudo protetor de costas.
● Protetor de quadril.
● Protetor de costas.
● Protetor bucal.
● Protetores de canela.

3.19 Números de Partida e Babadores
Durante todas as sessões de treinamento, contrarrelógios e finais (competição individual e em equipe), é obrigatório usar os números de capacete fornecidos pela organização da competição e/ou pelo comitê de juízes (Juri).

Durante todas as fases finais, o competidor deve usar os babadores fornecidos pelo SX ou pela organização sem esconder os patrocinadores.

Câmeras POV
Se necessário pela organização ou júri para transmissão ou propósitos de julgamento, uma câmera POV pode ser fornecida aos atletas para ser instalada em seus capacetes.
Este dispositivo é então obrigatório e será instalado pela equipe de organização de acordo. Qualquer atleta que recusar que tal dispositivo seja instalado, não será autorizado a participar da competição e será desqualificado.

Ações Disciplinares e Disputas
Comissão Disciplinar
A Comissão Disciplinar será constituída por pelo menos três (3) pessoas do quadro de arbitragem e/ou da comissão organizadora do evento. Poderão ser convidados representantes dos Delegados dos países participantes. A decisão de recurso tomada pela Comissão Disciplinar é final.

Fair Play
Todos os patinadores devem participar das corridas de maneira justa e entusiasmada. Aqueles que demonstrarem uma atitude negativa ou clara incapacidade, podem ser excluídos da competição.

Agressão
É responsabilidade do Chefe dos Árbitros qualificar uma falta esportiva como falta disciplinar, levando em consideração o aspecto voluntário ou involuntário.

Falta de Equipe
Quando um patinador comete uma falta para permitir que seu companheiro de equipe vença:
● o patinador que comete a falta é desqualificado;
● o patinador que se beneficia da falta pode ter sua classificação reduzida em uma posição.

Má Conduta Contra o Júri
Qualquer membro do júri que for afetado antes, durante ou após uma competição por qualquer ofensa ou violência de qualquer tipo por parte de um patinador ou outro membro das delegações, pode informar imediatamente o Chefe dos Juízes, que deverá acionar a Comissão Disciplinar. Qualquer oficial da CPS, da CSB ou Federação local que for afetado durante um evento oficial está autorizado a acionar a Comissão Disciplinar.

Procedimento Disciplinar
É responsabilidade do Chefe dos Juízes acionar a Comissão Disciplinar em caso de falta disciplinar. Qualquer pessoa, patinador, treinador ou delegado que cometa uma falta disciplinar será sancionada pela Comissão Disciplinar. Qualquer membro do Grupo de Trabalho que observar uma falta disciplinar tem poder para acionar a Comissão Disciplinar.

Progresso da Comissão Disciplinar
Quando um patinador ou membro de uma delegação oficial comete uma falta disciplinar, ele é convocado pela Comissão Disciplinar. Esta pessoa tem a possibilidade de se apresentar perante a comissão disciplinar e pode ser acompanhada pelo oficial da delegação. Os fatos atribuídos são apresentados a ele pelo presidente da comissão. O patinador ou o oficial da delegação tem então a possibilidade de apresentar uma defesa.

Medidas Disciplinares
As medidas disciplinares que podem ser adotadas pela Comissão Disciplinar são as seguintes:
● exclusão da competição
● Em caso de infração muito grave, qualquer patinador ou membro da delegação oficial pode ser denunciado a respectiva federação ou confederação pela Comissão Disciplinar.
A Comissão Disciplinar tem o poder final de adotar medidas de suspensão por um período de tempo, com um máximo de doze (12) meses.

Reclamações
1. O Chefe de Arbitragem é o órgão de primeira instância para reclamações sobre a aplicação de regulamentos gerais. O Chefe de Arbitragem avalia se a reclamação procede e, se proceder, dará uma resposta oficial. O Chefe de Arbitragem pode realizar as consultas necessárias para melhor decidir sobre a reclamação. As reclamações serão avaliadas antes do início da primeira prova. O Chefe de Arbitragem pode delegar funções e responsabilidades para qualquer árbitro que esteja apto a realizar a avaliação da reclamação.

Procedimento de Reclamações
Cada Delegação tem o direito de fazer uma reclamação durante a competição. As razões por trás da reclamação devem ser descritas por escrito e entregues ao Chefe de Arbitragem. Para o Campeonato Sul-Americano, a reclamação deve ser escrita em um formulário oficial (anexo) no idioma oficial da CPS: espanhol e/ou português, assinado pelo delegado oficial da nação.

Reclamações sobre a admissão de um patinador em uma competição podem ser apresentadas por um delegado da Confederação que acredita que um de seus patinadores não foi admitido embora fosse elegível.

As reclamações devem ser assinadas pelo delegado oficial e apresentadas por escrito ao Chefe de Arbitragem até trinta minutos antes do início da corrida.

Quando um árbitro acredita que tem informações adequadas para admitir um patinador em uma competição, e que tal admissão é objeto de uma disputa, ele pode admitir o referido patinador com reserva, deixando a decisão final para um Comitê Julgador a ser composto pela Confederação anfitriã que cuidará de qualquer controle necessário. Esta decisão deve ser comunicada aos delegados oficiais dos países participantes.

Uma taxa no valor de USD 100 (cem dólares americanos) deve acompanhar quaisquer reclamações ao Chefe de Arbitragem. Este valor será devolvido apenas quando a reclamação for mantida.